Quais são os principais erros na gestão de uma
pequena empresa familiar? Respondido
por Eduardo Ferraz, especialista
em gestão de pessoas
As micro
e pequenas empresas, no Brasil, geram mais da metade dos empregos com carteira
assinada e, se acrescentarmos a participação dos empreendedores e seus familiares, teremos cerca de
dois terços do total das ocupações no setor privado brasileiro. Apesar de sua
enorme importância, muitas empresas de pequeno porte fecham as portas nos
primeiros cinco anos.
Muitas
empresas começam com um foco definido e depois de alguns meses passam a atuar
em áreas que não têm absolutamente nada a ver com o negócio original. Isso
acaba dividindo a atenção e prejudicando a melhoria do principal serviço ou
produto da empresa.
Veja
abaixo cinco erros comuns que se conhecidos e evitados pelo empreendedor podem
diminuir as chances da empresa fechar.
1.Falta de
planejamento
A falha mais comum é o excesso de improviso gerado pela
falta de um planejamento básico. Muitos empreendedores confiam demais em sua
intuição e atuam na base da tentativa e erro olhando apenas o curto prazo.
2.
Privilegiar parentes
Empregar parentes é absolutamente normal e, muitas
vezes, necessário por uma questão de confiança e diminuição de custos. O
problema começa quando não há controle de horários ou cobrança por resultados.
Isso causa perda de autoridade e dá mau exemplo para os demais funcionários.
3.
Misturar finanças
Misturar as finanças particulares com as despesas do dia-a-dia da empresa costuma causar um total descontrole de gastos. É fundamental ter contas bancárias separadas, definir uma retirada mensal fixa e ter disciplina para não usar o caixa da empresa para fins pessoais.
4. Não ter
experiência
Os
empreendedores de primeira viagem deveriam estudar muito bem os mercados que
pretendem atuar antes de abrir qualquer negócio. É comum empresários falidos
dizerem que jamais entrariam no ramo se soubessem como funcionava ou que teriam
agido de maneira diferente se analisassem melhor o negócio.
5. Mau atendimento
Pequenas empresas deveriam dar enorme importância à satisfação de seus clientes
e isso muitas vezes não acontece com a desculpa de que um serviço de primeira
custa caro. Na verdade,o maior custo vem do mau atendimento que acaba afastando
os consumidores e prejudicando o desenvolvimento de qualquer negócio.
Fonte: Revista Exame. Por Camila Lam
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