Indicadores de futuro são
específicos ao negócio e, normalmente, relacionam o que está acontecendo hoje
ao crescimento futuro. Alguns indicadores de crescimento futuro são:
1. Grau de satisfação de
consumidores
Quando estão satisfeitos,
os consumidores repetem suas compras na empresa. Quando o grau de satisfação
está alto, significa que as vendas futuras devem aumentar. Monitorar isto é uma
importante ferramenta para tentar prever o aumento de vendas no futuro do
empreendimento.
2. Parcela de mercado
(market-share)
A participação de mercado
da empresa revela a sua capacidade de atender os consumidores e é uma medida
que mostra a capacidade de crescimento da empresa. Especialmente para pequenas
empresas,
é importante saber a participação nos seus nichos de mercado.
3. Crescimento do setor
As empresas tendem a
olhar seus próprios dados e esquecem que elas fazem parte de um mercado muito
mais amplo. A economia funciona em ciclos e saber em que parte do ciclo de
negócios o resto da economia se encontra indica as possibilidades de
crescimento para a própria empresa. Indicadores do setor e macroeconômicos
podem ajudar a modelar o crescimento da empresa.
No Brasil, hoje, o setor
de serviços está em crescimento acelerado – empresas em diversos segmentos de
serviços que não estejam crescendo provavelmente têm algum problema estrutural
a ser resolvido, por exemplo.
Fonte: Revista Exame, por Camila Lam.
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