sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Como lidar com clientes de forma produtiva?

Se você não atender bem ao seu cliente, ele acaba mudando de fornecedor, diz especialista.

Como organizar minha agenda para aproveitar melhor o tempo?
Respondido por Christian Barbosa, especialista em produtividade

Ser produtivo com o cliente significa cuidar da sua própria organização pessoal e planejamento de forma a responder, atender e dar feedback ao cliente quando ele pedir e não quando você lembrar ou ele cobrar. Se você não tem tempo para o atendimento ao cliente, ele mais cedo ou mais tarde, vai achar alguém que tenha.

Qualquer coisa que seu cliente pedir precisa ser anotada. Quando ele te pedir uma proposta, por exemplo, marque na agenda com dois dias de antecedência. Se você entregar antes, melhor.

Se receber um e-mail com alguma outra solicitação, transforme esse e-mail em tarefa para não esquecer. Se ele te ligou e fez alguma negociação, registre os detalhes do contato dele (que todo software de e-mail tem) e depois envie um e-mail documentando o que foi falado.

Esses exemplos ajudam você a ter um atendimento no tempo certo. É importante saber quem é cliente prioritário e quem não é. Caso contrário, você vai trabalhar demais com resultado de menos. Aprenda a priorizar seus clientes mais importantes. Saber dizer não ao cliente certo ajuda você a ter foco em quem gera mais resultado para a empresa.

Fonte: Exame

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