sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

5 indicadores essenciais para o seu negócio


Saiba quais são os números mais importantes para as pequenas empresas

No meio de planilhas e cálculos, muitos empreendedores se perdem e ficam sem saber quais números são realmente mais importantes para o negócio. Os chamados indicadores podem dar um bom direcionamento sobre como está a gestão da pequena empresa.

Para Mauricio Galhardo, especialista em finanças e sócio da consultoria Praxis Education, todo empresário precisa de números sobre o seu empreendimento. “Se você não consegue medir, não sabe se o negócio está melhor ou pior”, define.
Com fluxo de caixa, demonstrativo de resultado e outras contas bem organizadas, veja quais números são imprescindíveis para avaliar a gestão da sua empresa.

Lucratividade

A famosa última linha do balanço é a base para calcular a lucratividade. Divida o lucro pelo faturamento para saber qual o percentual de lucratividade para a sua empresa. “Este é um número para calcular uma vez por mês”, diz Galhardo. Não adianta analisar só o lucro, já que ele está muito relacionado com a base do faturamento.
Existem percentuais de lucratividade que são considerados bons para cada tipo de negócio. Na indústria, tenha lucratividade perto de 5%. Quem é comerciante precisa ter 8%, ao menos. Os negócios de prestação de serviços têm a maior lucratividade, de 20% a 25%.

Vendas

Um indicador importante é o valor total de vendas ou faturamento. Este número mostra o quanto a empresa está vendendo, se o mercado anda aquecido ou não e ajuda a medir o desempenho da equipe de vendedores. “Uma boa opção é comparar o número de hoje com o do mesmo mês do ano anterior”, sugere Galhardo.
O valor de vendas é também um cálculo relativamente simples de ser feito. “É basicamente pegar os valores do fechamento do caixa. Grandes empresas acompanham hora a hora para saber se o volume de vendas está dentro do esperado”, explica.

Ticket médio

Outro número que pode ser tirado do resultado das vendas e serve como um bom indicador é o valor de ticket médio. “É só dividir o total do valor de vendas pelo número de vendas, o que dá uma média dos gastos por cliente”, define.
Aumentar o ticket médio é uma das formas mais eficientes e baratas de crescer no valor das vendas. “É mais fácil pegar o cliente que já está na loja e oferecer uma coisa a mais do que investir em publicidade para atrair novos consumidores”, diz o especialista.
Além disso, este indicador permite comparar a eficiência dos vendedores e avaliar quem vende mais em valores e não apenas em volume de produtos.

Custo de produto

Para as empresas de comércio, um número indispensável é o custo do produto em relação à venda. “Divida o valor dos custos pelo de vendas e o resultado será um percentual que pode ser controlado periodicamente”, explica.
Se o percentual for muito alto, pode significar que a empresa compra muito ou vende pouco. “No entanto, não trabalhe com um percentual muito baixo para não perder vendas por falta de estoque”, diz.

Despesas

Some as despesas de tempos em tempos, principalmente as fixas, ou seja, aquelas que não variam com o faturamento. Este indicador ajuda a avaliar em que tipo de coisa está sendo gasto mais dinheiro do que deveria.
A sugestão de Galhardo é que cada equipe observe seus gastos. Assim, o dono não precisa ficar com esta tarefa só para ele. “Todo mundo tem que estar envolvido com os gastos para entender porque é importante não desperdiçar”, explica.
 
Fonte: Exame

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