quarta-feira, 16 de maio de 2012

Como usar redes sociais a seu favor no ambiente corporativo

As mídias sociais são o assunto do momento e uma das melhores estratégias de marketing hoje em dia é saber aproveitar o poder da web. Apesar de estarmos em permanente aprendizado sobre o marketing digital, por ser uma ferramenta em constante mudança e aperfeiçoamento, empresas e funcionários podem se aliar, e usá-lo em beneficio da instituição.

De acordo com Alessandra Sleiman, da empresa Mesa de Marketing, é importante que a empresa se una ao colaborador e aproveite as habilidades que o usuário já possui. "Quando há um treinamento adequado, os funcionários estão prontos para tomar medidas com base no reconhecimento de necessidades e colaboração online e ferramentas de gestão de conhecimento", diz.
 
"Em algumas empresas, as equipes criam grupos no Facebook em torno de seus projetos para ajudá-los a conhecer seus companheiros de equipe e ter um local único para armazenar documentos do projeto. Este é um ótimo exemplo de integração", conta.

Muitas empresas se preocupam com o acesso as redes sociais por temer violações de segurança, questões de privacidade, e perda de produtividade, porém, se esquecem que com a era dos smartphones é possível acessar essas mídias a qualquer momento. 
 
"Com a facilidade de acesso é melhor que as empresas treinem seus funcionários e estabeleçam uma política de regra de uso para redes sociais. Assim, o resultado será de um relacionamento com o trabalho e interações no cotidiano".

Confira algumas dicas, fornecidas pela especialista, quanto à definição das regras do acesso a mídias sociais por funcionários:


- Comunique a todos que a empresa faz parte das mídias sociais, explique quais redes fazem parte e como a colaboração da equipe pode ajudar;

- Instrua os funcionários quanto às informações e regras de uso;
- Deixe evidente que são pessoalmente responsáveis pela informação que colocam e que os nomes reais devem ser mantidos;
- Informe claramente em que situações o acesso poderá ser feito;
- Elimine qualquer barreira que possa excluir as pessoas só por causa de sua posição na organização;
- Destaque que o objetivo é a troca de informação 

Fonte: Canal Executivo

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