Com
a concorrência acirrada no mercado de trabalho, não basta o profissional
executar as suas tarefas, é preciso mostrar suas qualidades e diferenciais.
Isto é o que chamamos de marketing pessoal: saber destacar suas habilidades
positivas para o aspecto profissional. É uma aptidão que pode ser aprendida e
desenvolvida com o tempo. Mas não se pode confundir marketing pessoal com
“puxar o saco” do chefe.
Para ajudar a aplicar de forma
correta o seu marketing pessoal, é importante saber que algumas atitudes que
muitas vezes podem parecer detalhes, fazem uma grande diferença, como cuidar da
aparência, algo fundamental em todos os aspectos da vida e estratégico na
imagem profissional. Outro fator importante é adequar seu tom de voz ao
ambiente e ao contexto da situação. Por exemplo, em uma entrevista de emprego,
falar muito alto ou muito baixo pode ser prejudicial.
Não deixe de expor sua opinião, mas
de forma direta, demonstrando que você pensou sobre o assunto e que procura
contribuir para resolver o que está sendo discutido. Demonstre interesse,
indicando que você está aberto a vários pontos de vista, é uma pessoa flexível
e, ao mesmo tempo, dedicada ao que acontece dentro da empresa. E saiba assumir
responsabilidades, pois, assim, as chances de conquistar a confiança das
pessoas aumentam e sua imagem acaba ganhando uma visibilidade positiva. Outra
qualidade fundamental é manter a sua palavra: prometeu, cumpra! Não volte atrás
quando se comprometer.
Hoje, os profissionais estão cada
dia mais parecidos, então, esteja disposto a fazer o que os outros não fazem.
Pode parecer difícil ou desafiador, mas é uma alternativa para a promoção de
uma boa imagem profissional. Procure resolver problemas de uma forma diferente.
Independente do que precisa ser feito, se utilizarmos a criatividade, podemos
encontrar boas soluções para o que precisamos.
Ah, e um lembrete que ajuda em todos
os seus ciclos de relacionamento: seja cordial com as pessoas, tratando todas
com respeito, promovendo assim, um bem- estar pessoal e uma boa imagem
profissional. Por último, entregue bons resultados, que é o que as empresas
procuram sempre. Se isto for feito de forma positiva, acaba beneficiando todos
os envolvidos.
Fonte: Canal Executivo, por Gisele Meter
Nenhum comentário:
Postar um comentário