Planejamento e
organização na gestão são os principais pontos apontados pelos especialistas
Não basta ter uma boa ideia para que o seu
empreendimento tenha sucesso. Uma boa gestão e conhecimento em finanças são
coisas essenciais. “Os números mostram que a mortalidade é alta nos primeiros
dois anos das pequenas e médias empresas. Mas, existem alguns fatores que são
previsíveis e que o empresário pode antever”, diz Bento Costa, coordenador do
curso de Gestão de Negócios do Ibmec/DF.
Para Ricardo Simões Curado,
consultor do Sebrae-SP, o mais importante para gerir uma pequena empresa com
sucesso é ter disciplina. “O que não pode ser medido não pode ser melhorado”,
resume Alessandro Saade, professor do curso em Empreendedorismo &
Novos Negócios, da Business School São Paulo. Vejas as recomendações dos
especialistas.
1. Foque
nas finanças
A sua empresa pode estar indo bem,
mas é possível maximizar o lucro com uma gestão financeira bem feita. Para
Costa, não há espaço para informalidade e problemas com impostos.
“Ele precisa conhecer o dia a dia,
do aspecto financeiro, da empresa. E ter o mínimo de organização financeira.
Isso é necessário para o empreendedor tomar decisões e ver o que ele precisa
melhorar”, afirma Curado.
2. Use
planilhas de controle
Você realmente sabe quanto capital
entra e quanto sai do seu negócio? Planilha de vendas, controle de caixa e
ponto para os funcionários são algumas planilhas
indispensáveis para a sua
empresa.
“A principal vantagem é a
antecipação do movimento, se vai melhorar ou piorar, o empresário já sente. Ele
pode gerenciar melhor o seu estoque também, por exemplo”, explica Saade. “É
importante o empresário ter essa postura de trabalhar bem a questão da
informatização do negócio”, completa Costa.
3. Invista
em treinamento
A experiência do consumidor,
independente do tipo de serviço ou produto que sua empresa vende, é crucial
para a imagem do negócio. “Você pode vender exatamente a mesma coisa que o seu
concorrente, mas você pode até cobrar mais caro se o cliente gostar do atendimento.
Se é bom, ele voltará”, exemplifica Saade.
Investir em capacitação e
treinamento é a solução para evitar que um mau atendimento atrapalhe as vendas.
4. Mantenha-se
atualizado
Para lidar com as mudanças do
mercado e do consumidor é recomendável rever o plano de negócios
constantemente. “Pequeno empresário tem bastante entusiasmo e pouco preparo”,
diz Costa.
Conhecer novos produtos e serviços,
ler livros, conhecer práticas de outras empresas e conversar com pessoas de
outras áreas são algumas recomendações.
5. Atente-se
para as reclamações
É difícil parar durante a correria
do dia a dia e avaliar o feedback dado pelos clientes. “A equipe tem que
entender que a reclamação é uma oportunidade de melhoria. A crítica não é
pessoal e é bom para empresa”, afirma Saade.
Por isso, empreendedores devem
encarar as reclamações como uma ajuda para ajustar os processos do seu negócio.
Fonte: Revista Exame, por Camila Lam
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