Especialistas apontam quais
são as atitudes que empreendedores devem evitar na gestão de pessoas.
São
Paulo – Hoje, uma liderança mais participativa aumenta as chances de levar uma
pequena empresa ao sucesso. “Mas, ainda existem líderes que acreditam que a
liderança tem que ser por conflito. Sendo que os efeitos de um mau líder podem
acabar com uma empresa e destruir uma equipe”, explica Sônia Garcia, headhunter
da De Bernt Entschev.
Para
Eduardo Carmello, diretor da Entheusiasmos Consultoria, há três áreas em que um
empreendedor pode se aperfeiçoar quando o assunto é gestão de pessoas: orientação
estratégica, engajamento e capacitação do talento. “Nas PMEs, eles têm uma
dificuldade de ter uma gestão de pessoas, pois o jeito da empresa está ligado
ao jeito do dono”, diz.
Com a
ajuda de Sônia, Carmello e Alexandre Rangel, sócio-fundador da Alliance
Coaching, Exame.com listou os principais erros que donos de pequenas empresas
cometem.
1.Não ser claro
nas ordens
Um bom
líder precisa repassar os objetivos estratégicos de forma clara para os seus
funcionários. Um dos principais erros que os chefes cometem e acabam o
distanciando da sua equipe é não esclarecer o que precisa ser feito e o que é
realmente prioridade.
Para
Carmello, outra cena comum é o empreendedor dizer
uma coisa e fazer outra. “Além de não ter clareza, dita uma série de regras,
mas na hora de fazer, ele acaba não fazendo”, diz.
2.Somente
cobrar
Para ser
um bom gestor de pessoas, o empreendedor tem que comandar bem e ter controle
sobre o que está sendo feito ou não. Entretanto, é comum que pequenos
empresários se deixem levar pela ansiedade.
“Na hora
que a equipe mais precisa de uma instrução ou de um esclarecimento, o gestor
está longe. Mesmo sabendo da dificuldade, ele só está lá para cobrar”, explica
Carmello. Para Rangel, a equipe se sente mais próxima do chefe quando há uma
orientação de perto.
3.Não
incentivar a capacitação
Hoje, o
que motiva um funcionário a crescer dentro de uma empresa, independente do
porte, é a oportunidade de se aprender algo novo. “Com falta de apoio do
gestor, ele começa a se desconectar e pensa ‘dou meu sangue e não estou
apreendendo nada’”, explica Carmello.
Nesse
sentido, o gestor acaba eliminando a capacidade do funcionário. O recomendável
é fazer um levantamento rápido entre os funcionários para saber como a empresa
poderia ajudar em treinamentos ou cursos especializados.
4.Ignorar
o feedback
Como a
relação entre o dono e os funcionários é um pouco mais próxima nas pequenas
empresas, algumas práticas são deixadas de lado. “É inacreditável como os
gestores não dão feedbacks, há uma dificuldade enorme”, afirma Sônia.
Para
Rangel, além de criar um vínculo de confiança, o feedback é importante porque
as pessoas querem saber se estão indo bem ou não. Vale lembrar que é possível
fazer críticas, mas sem ofender o outro lado.
5.Ser
muito centralizador
Ser o
único a tomar decisões ou tentar resolver todos os problemas sozinho é típico
de um empreendedor. Mas, o ideal é que os líderes deleguem mais e busquem
diferentes soluções com a sua equipe. Dessa maneira o funcionário se sente mais
motivado e desafiado dentro do negócio.
Rangel
afirma que o discurso “não fez nada mais do que a obrigação” está ultrapassado,
e para incentivar a inovação dentro de sua empresa é preciso compartilhar
determinadas informações.
Fonte: Revista Exame, por Camila Lam.
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