segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Quer ter sucesso nos investimentos? Veja 10 livros que podem ajudar

Ler é indiscutivelmente uma das melhores maneiras de adquirir conhecimento e ampliar os horizontes em todas as áreas da vida. Com os investimentos não é diferente, por isso, especialistas ressaltam a importância da leitura e da busca de informações para que você consiga tomar as melhores decisões e, consequentemente, obter uma melhor performance com suas aplicações financeiras.

Para ajudar nesta tarefa, pedimos a três profissionais da área financeira que indicassem 10 livros sobre investimentos e finanças que podem fazer a diferença nas suas aplicações.

Para começar, confira as recomendações do diretor da Valore Investimentos Personalizados, Sérgio Quintella:

Investimentos - Como Administrar Melhor Seu Dinheiro
 
Autor: Mauro Halfeld – Ed. Fundamento

“Já considerado um clássico sobre finanças pessoais, este livro pode literalmente mudar a vida financeira de pessoas que buscam um futuro tranquilo. Possui dicas de fácil compreensão sobre como administrar as finanças e um apanhado geral sobre as principais modalidades de investimentos e em qual momento são indicadas”, diz Quintella.

Home Broker - Como Investir em Ações Via Internet

Autor: Carlos Eduardo Andersen – Ed. Ciencia Moderna

“Apesar do título 'Home Broker' ser bem específico, este livro dá ao leitor uma excelente visão sobre o mercado de ações e suas nuances. É indicado para iniciantes”, afirma Quintella.

A Saga Brasileira
 
Autor: Miriam Leitão – Ed. Record

“Este livro nos faz relembrar os diversos planos econômicos conduzidos pela autoridade monetária brasileira. Considero importante para entendermos como o Brasil passou de um das economias com maior inflação do mundo - e um cenário político instável - para uma economia estável e uma democracia consagrada”, afirma o diretor da Valore.

Recomendações do sócio-diretor da AZ Investimentos, Ricardo Zeno:

Pai Rico, Pai Pobre
Autor: Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter - Ed. Campus

“Este livro nos ensina importantes valores. O principal deles é que pessoas ricas não trabalham por dinheiro”, afirma Zeno.

Investimentos: Os Segredos de George Soros e Warren Buffett
 
Autor: Mark Tier – Ed. Campus

“Através de um extenso estudo, este livro mostra 23 hábitos de investimentos dos mega-investidores Warren Buffett e George Soros e que podem nos auxiliar no caminho para nos tornarmos melhores neste quesito”, diz Zeno.

Mercado Financeiro: Produtos e Serviços
 
Autor: Eduardo Fortuna – Ed. Qualitymark

“Muito tradicional em universidades e grades dos cursos de economia, este é um livro básico para quem deseja ter sucesso no mercado financeiro”, afirma o especialista.

Nasce um Investidor
Autor: Ricardo Artur Ciocca Zeno – Ed. All Print

De autoria do próprio entrevistado, o livro é dedicado a iniciantes que querem conhecer e aprender sobre o mercado de ações. “A ideia é permitir que o leitor tire suas próprias conclusões e reduza sua insegurança na hora de decidir onde aplicar suas economias”, afirma Zeno.

Recomendações do vice-presidente do Ibef (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças), Luiz Calado:
Como Esticar Seu Dinheiro
 
Autores: Ricardo Humberto Rocha e Rodney Vergili – Ed. Elsevier

“É um livro sucinto, que mostra o que você deve fazer para conseguir aumentar o seu patrimônio. Ele deixa claro, por exemplo, o poder dos juros compostos nas finanças. É uma leitura interessante, os autores expõe várias curiosidades do mundo financeiro para deixar o assunto mais agradável”, afirma Calado.

Suce$$o e Independência
 
Autor: Louis Frankberg - ed. Elsevier

“É um bom livro para ter na prateleira para consulta. Ele segue a linha do livro que sugeri anteriormente (Como Esticar Seu Dinheiro), mas é mais completo. Também pode ser considerado um pouco mais 'perecível', ou seja, algumas informações ou dados podem ter mudado desde o seu lançamento em 2007.
O mais interessante é que o autor já tem uma certa idade e é totalmente independente, então ele pode falar tudo o que pensa, sem amarras ou risco de vínculo com alguma instituição financeira”, aponta Calado.

Fundos de Investimento – Conheça Antes de Investir
 
Autor: Luiz Calado – ed. Elsevier

De autoria de Calado, o livro procura introduzir os leigos no universo dos fundos de investimentos. “O livro explica o que você precisa saber antes de investir em fundos. Faz comparações e mostra as diferenças entre fundo, CDB e poupança, por exemplo. Também procuro explicar a diferença entre as categorias de fundos lançadas no final de 2010 pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais)”, conclui Calado.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário