terça-feira, 9 de outubro de 2012

Confira dicas para turbinar as vendas com marketing online

A familiaridade dos consumidores norte-americanos com os smartphones e a consequente expectativa por promoções e informações sobre produtos nesses dispositivos estão formando um verdadeiro abismo entre os clientes e muitos líderes varejistas que ainda não oferecem uma experiência de compra integrada aos celulares. Uma pesquisa realizada pela ExactTarget aponta que metade das empresas de varejo que mais crescem nos Estados Unidos ainda não conectaram suas ofertas de experiências de compras online e offline.

“Como o mercado já está se preparando para a temporada de compras do final do ano, os profissionais de marketing precisam levar em consideração que os clientes utilizam seus celulares enquanto estão nas lojas”, afirma Jeff Rohrs, vice-presidente de educação e pesquisa em marketing da ExactTarget. 

“Os consumidores estão sempre buscando por promoções através dos seus smartphones e, por esse motivo, os profissionais da área estão tendo uma oportunidade sem precedentes de transformar essas interações em um diálogo contínuo capaz de impulsionar vendas e fazer com que o cliente busque novamente aquela loja”.

Segundo estudo da Forrester Research, o uso de smartphones para compras, pesquisa de produtos e preços está se popularizando cada vez mais: o número de consumidores norte-americanos que passaram a utilizar esses recursos mais que dobrou em relação ao último ano. Esses dados fazem parte da pesquisa “Mobile Marketing: três pilares para o sucesso”, que também aponta um aumento significativo no número de downloads de aplicativos de celulares e no recebimento de mensagens e alertas SMS no mesmo período.

Para ajudar os profissionais de marketing a preencher essa lacuna e aproximarem as experiências de consumo online e offline para a temporada de compras do final do ano, a ExactTarget lançou a pesquisa Retail Touchpoints Exposed. O estudo fornece dicas práticas e técnicas para integrar iniciativas de marketing realizadas por meio de e-mail, mídias sociais e web com os celulares. Confira algumas dicas:

· Lojas físicas:

- Seja ousado e estratégico: utilize banners impressos, por exemplo, para promover o envolvimento com o público via e-mail, SMS e mídia social. 

- Use a criatividade: desenvolva ações SMS dentro da loja como forma de incentivar os clientes a experimentar novos produtos. 

- Encoraje a equipe: incentive o time de vendas a coletar e-mails e números celulares dos clientes no momento da compra, aumentando assim a sua base opt-in e incentivando também os consumidores a interagir com a sua marca em outros canais. É imprescindível a obtenção de autorização formal dos clientes para recebimento de mensagens SMS.

- Envie os recibos de compra por e-mail: oferecer cópias digitais de recibos por e-mail é uma maneira de conseguir um feedback em outros canais e, além disso, promover o engajamento social pela adoção do recibo digital.

· Online:

- Conheça seu canal: as audiências podem variar de acordo com o canal, portanto não envie conteúdos que não são adequados para determinados canais.

- Promova a interação cross-channel: proporcione aos clientes a possibilidade de se conectarem através de múltiplos canais, promovendo outros pontos de contato nas redes sociais.

- Elabore uma estratégia para compras não concluídas: estabeleça um programa para recuperar o abandono de carrinhos, estimulando assim a conclusão das transações perdidas. 

- Invista em campanhas Mobile integradas com outros canais: do mesmo modo que o mobile está se expandindo e se tornando fundamental, é importante manter todos os canais integrados (email, mobile, web) com campanhas adequadas para cada canal.

Site: www.exacttarget.com.br

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