terça-feira, 10 de abril de 2012

Brasil é o 2º país mais otimista com a economia local

O clima de incerteza mundial não está afetando o humor dos empresários brasileiros. Segundo o International Business Report (IBR) 2012 da Grant Thornton International, 86% dos empresários brasileiros estão otimistas com relação à economia brasileira nos próximos 12 meses. O nível de otimismo aumentou 12 pontos percentuais em relação ao último trimestre pesquisado, fazendo com que o Brasil assuma a segunda posição no ranking global, atrás apenas do Peru (90%). O estudo é feito com 11.500 empresas em 40 economias.

“O governo tem mostrado que a política fiscal e monetária tem seguido na mesma linha cada uma cumprindo com seus compromissos. A única preocupação no momento é com o ritmo de crescimento, porém ainda sim isso não afeta as perspectivas das companhias no País”, diz Javier Martinez, responsável pelo IBR na América Latina. 

Entre os mais otimistas estão ainda os empresários dos Emirados Árabes (84%), Filipinas (82%), Geórgia (78%), Índia (74%), Chile (68%), Alemanha (64%) e México (62%). Os países onde o percentual de executivos mais otimistas aumentou foram: a Tailândia, onde as perspectivas para a economia eram negativas no último trimestre de 2011 (-52%) e o nível de otimismo cresceu 60 p. p para 8%, no primeiro trimestre desse ano, a Finlândia onde o índice aumentou 50 p. p, passando de -48% para 2% e a Turquia que registrou elevação de 40 pontos percentuais. 

O país mais pessimista é a Espanha (-71%), seguida pelo Japão (-53%) Grécia (-52%), França (-39%), Bélgica (-36%) e Holanda (-24%). Apesar dos índices ainda estarem negativos, os japoneses apresentaram aumento de 18 p.p no otimismo em relação ao último trimestre, assim como os franceses (+7 p.p), belgas (+10 p.p) e holandeses (+20 p. p). 

Na América Latina o otimismo aumentou também em relação ao último trimestre (+12 p.p) para 73% sendo longe a região mais otimista. Os países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) apresentaram uma elevação de sete pontos percentuais na comparação com o quarto trimestre de 2011 para 41%. 

A América do Norte é destaque com o nível de otimismo crescendo 41 pontos percentuais no primeiro trimestre desse ano, para 47%. Até mesmo na Zona do Euro o sentimento de otimismo entre os empresários é maior. A região registrou uma elevação de 12 pontos percentuais de executivos com boas perspectivas, passando o índice de -16% para -4%. 

Fonte: Canal Executivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário