A
gerente de Recursos Humanos da Inter Partner Assistence Lilian Seraphim explica
a importância da avaliação de desempenho dos profissionais nas companhias.
Confira abaixo 10 razões que validam esse tipo de sistema que tem sido
utilizado cada vez mais nas empresas:
1. A avaliação de desempenho é
importante para a empresa porque facilita a identificação dos perfis
profissionais existentes dentro de uma organização, ajudando a conhecer os
pontos fortes de cada um, bem como os pontos de melhoria. Esse mapeamento ajuda
a empresa de diversas formas. Primeiro, para traçar um plano de desenvolvimento
coerente com as suas necessidades. Além disso, contribui para tomadas de
decisão relacionadas a diversas práticas de recursos humanos, tais como
bonificações, aumento de salário, promoções, desligamentos etc.;
2. Esse tipo de avaliação é boa para
o colaborador quando o processo é bem estruturado e o profissional passa a ter
mais consciência sobre sua atuação, o que precisa melhorar para que a
performance melhore e como fazer isso. Essa experiência passa a ser válida não
só para a função atual, mas para diversas outras oportunidades profissionais
que alguém possa encontrar em seu caminho;
3. Outro benefício da avaliação é
traçar um raio-x da empresa. É com essa ferramenta de gestão que a companhia
pode avaliar em qual nível de desenvolvimento seus colaboradores estão, qual o
tipo de liderança predominante, identificar os talentos e/ou pessoas com
potencial para assumir posições de maior responsabilidade e, com isso, definir
um plano de sucessão, por exemplo. Além disso, dependendo do resultado, permite
redefinir estrutura de cargos e suas descrições, auxiliar em novas contratações
etc.
4. Em alguns casos, dependendo de
como o colaborador é instigado no processo de avaliação, ele pode responder bem
ao desafio, se aprimorar e superar as suas próprias expectativas e as da
empresa. Em outras, tanto a avaliação, como o feedback podem gerar frustração e
desmotivação, podendo interferir direta e negativamente no clima organizacional
da empresa. Daí, a importância de ter um processo de avaliação com regras
claras, metas tangíveis e, em especial, durante o feedback, que esse seja
conduzido de forma o mais objetiva e profissional possível, para que a
avaliação não corra o risco de cair em percepções pessoais e, com isso, gerar
conflitos não construtivos.
5. Com a avaliação o profissional
tem a oportunidade de traçar em conjunto com o seu líder um plano de
desenvolvimento individual. Normalmente, ao receber o resultado da avaliação, o
líder já tem uma idéia de como poderá desenvolver o colaborador. Mas o ideal é
que esse plano seja democrático e respeite o ponto de vista do colaborador
também. Não adianta apenas que o líder enxergue as ações de desenvolvimento
necessárias. O colaborador tem que enxergar o mesmo. Do contrário, não haverá
motivação para que o crescimento profissional aconteça.
6. Quando alguém é avaliado a
empresa tem que ter consciência que o desenvolvimento depende também de
investimentos a serem feitos como cursos, palestras, treinamentos enfim, uma
série de atividades que não dependem apenas do colaborador e sua vontade de
aprender.
7. Para fazer a avaliação de
desempenho dos colaboradores também é necessário o amadurecimento dos líderes.
Quanto mais amadurecido, maior a tendência de contribuir no desenvolvimento do
colaborador, seja na identificação do "gaps" reais, na definição das
prioridades de desenvolvimento, e também, na escolha do formato para que o
desenvolvimento aconteça (coaching com gestor direto ou líderes de outras áreas
da empresa, treinamentos, cursos etc). Um líder maduro também é mais capaz de
conduzir melhor um feedback, o que levará a um desenvolvimento mais rápido;
8. Ao mesmo tempo em que o líder
avalia os liderados, ele tem a chance de realizar uma análise sobre o trabalho
que está desenvolvendo junto aos membros de sua equipe. Afinal, a equipe, em
muito, é o reflexo do líder. Excetuando as variáveis as quais não temos
controle, os resultados da equipe podem traduzir, e muito, o nível do trabalho
que está sendo desenvolvido. Por isso, um líder consciente, utiliza a avaliação
de desempenho não só como uma ferramenta de avaliar seus reportes, mas também
como uma maneira de avaliar a si próprio;
9. A avaliação de desempenho pode
despertar na empresa algumas mudanças, mas isso depende do momento que ela está
passando. Se estivermos falando de uma empresa que implementou a avaliação
recentemente, provavelmente, teremos um efeito dominó sobre os resultados que
virão da avaliação e muitas mudanças podem ser esperadas a partir dela. Mas se
a empresa já tem por hábito a avaliação, as surpresas já não costumam ser muito
grandes e os resultados da avaliação, normalmente, só vêm confirmar as ações
necessárias para manutenção ou superação de metas;
10. Ao utilizar a avaliação de
desempenho, normalmente a empresa estimula o funcionário a ficar longe ou a
sair da zona de conforto, a quebrar paradigmas, a ser receptivo ao
desenvolvimento contínuo. Seja como for a avaliação e seus resultados, o
colaborador toma a consciência que não existe zona de conforto. Tudo muda o
tempo todo no mundo e todos tem que se adaptar às mudanças. Todos lucram com a
avaliação de desempenho: o colaborador, que tem a chance de ampliar seus
conhecimentos e melhorar suas atitudes, e, consequentemente, a empresa, quando
executa os planos de ação que os resultados da avaliação sugerem.
Fonte: Canal Executivo
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