quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

V-commerce: uma realidade que gera lucros

Uma pesquisa realizada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) aponta que, em 2013, o e-commerce deve representar cerca de 8,3% do faturamento das redes associadas à organização. Em 2012, a participação foi de 6%. Ao longo de todo o ano, o varejo deve investir R$ 20 bilhões em sistemas de informática, logística, distribuição, pesquisa, marca, infraestrutura e novas lojas.
 
Segundo o Ibope Nielsen, o número de pessoas que navegaram em sites de vídeos e filmes chegou a 37,8 milhões de brasileiros em 2012, o maior patamar já alcançado pela categoria. O número de visita média no mundo é de 4 bilhões por dia.
 
Diante deste cenário e com a chegada de grandes players internacionais no mercado brasileiro, o crescimento das compras através de lojas virtuais pode, e deve ser muito estimulado, cada vez mais, por meio de vídeos, o chamado v-commerce (apresentaçõa de produtos em video).
 
Mostrar os produtos para os usuários de uma maneria mais explicativa do que sedutora, muitas vezes pode ser  fundamental para o sucesso de um negócio. Nos dias de hoje, onde passamos a maior parte do tempo conectados a um computador, tablet, ou smartphone, a possibilidade do v-commerce pode ser tão atrativa e eficiente para uma empresa, quanto a publicidade em televisão. Sem falar na possibilidade dele ser viralizado rapidamante nas mídias sociais e ganhar maior exposição de forma espontânea, fortalecendo ainda mais as vendas do produto.
A Truetech – empresa nacional no desenvolvimento e distribuição de soluções multimídia na rede – é uma das companhias nacionais que  está apostando nesta tendência e está lançando a sua nova plataforma de distribuição de vídeos. Batizada de V-commerce, a meta desta nova célula da companhia é conquistar quatro novos grandes varejistas on-line em 2013.
Para atingir este objetivo a V-commerce oferece um serviço completo de criação, produção, distribuição e gerenciamento das mídias, personalizando as peças na criação de um produto diferenciado. O CEO e co-fundador da Truetech, Marcelo Spinassé, conta que as lojas virtuais são grandes aliadas dos fabricantes e varejistas, mas por ser um serviço relativamente novo, ainda cabem muitas melhorias.
“O v-commerce é uma comunicação de baixo custo e alto valor agregado. É uma forma de munir o consumidor de informações sobre o produto e com isso garantir bons resultados do investimento para o varejista ou fabricante. Cada vez mais as pessoas buscam na internet informações sobre os produtos que pretendem comprar, mas muitas vezes por insegurança acabam comprando na loja física. Com o vídeo o usuário obtém mais informações sobre o produto que quer adquirir e a chance de finalizar a compra pela internet aumenta”, explica Spinassé.
Vale lembrar também que as smartTVs estão cada vez mais presentes e interligadas ao mundo digital, possibiltando uma penetração ainda maior deste modelo de vendas. Especilaistas afirmam que em breve teremos a oportunidade de clicar no tênis de um atleta durante a transmição de uma maratona, por exemplo, e selecionar o modelo do calçado e visualizar as lojas virtuais onde podemos encontrar o produto.
Especulações à parte, o fato é que apostar em novas mídias mais intuitivas, criativas e, principalmente, esclarecedoras para o consumidor, podem se tornar mais eficientes do que uma propaganda de milhões veiculada em horário nobre. Para uma nova e crescente demanda de compradores conectados e mais informados, a realidade pode ser a magia que faltava para o sucesso de uma propaganda ou negócio.
Fonte: B2B Magazine

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