quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Equívoco em e-mail causa de advertência a demissão


PATRÍCIA BASILIO
DE SÃO PAULO

Enviar e-mail aos colegas com críticas às políticas da empresa era atitude comum no dia a dia da gerente de contas C.A., 24. A prática foi interrompida quando ela copiou o chefe por engano e recebeu advertência.
 
"Deixei de usar o e-mail corporativo para assuntos pessoais e redobro a atenção ao selecionar destinatários", diz ela, que foi demitida seis meses depois, em um corte.

Gafes como a da gerente de contas não são isoladas. Sondagem realizada pela consultoria Robert Half em agosto com 300 executivos brasileiros mostra que 70% deles já enviaram e-mail errado ou copiaram alguém por engano. 

O motivo, segundo Maria Paula Menezes, gerente de tecnologia da consultoria, é falta de atenção dos profissionais devido à alta demanda no trabalho. "Enviar mensagem sem revisar ortografia e conferir conteúdo também são erros constantes", afirma a especialista. 

Deixar de ler o que foi digitado rendeu aborrecimento à coordenadora de marketing digital Mayza Ceschin, 38. De sua conta de e-mail saiu mensagem com uma única frase para aproximadamente 1.000 funcionários, incluindo as chefias, desejando "felis aniversário" (sic). 

"Tive de fazer uma retificação e pedir desculpas", lembra a coordenadora. Com a experiência adquirida, ela diz pretender lançar site sobre etiqueta digital e uso de redes sociais no trabalho.

No caso de destinatário errado, reforça Menezes, o profissional deve enviar e-mail desculpando-se e pedindo para a pessoa desconsiderar e apagar a mensagem. "Se o conteúdo for confidencial, o superior precisa ser avisado." 

As conseqüências podem vir em forma de conversa ou chegar a uma advertência, de acordo com Luiz Testa, gerente de vendas da Vagas, que desenvolve tecnologias para recrutamento e seleção. 

Dependendo do perfil da empresa, pondera Testa, pequenas falhas podem não prejudicar o profissional. "Se a cultura da organização for liberal, por exemplo, um e-mail com críticas construtivas ao líder pode ajudar a melhorar o ambiente de trabalho." 

Em casos extremos, contudo, como mensagem com críticas ofensivas ao chefe ou com conteúdo confidencial da companhia, "o profissional tem sua imagem manchada na empresa e pode até ser demitido", sinaliza Testa. 

"As alternativas para evitar deslizes como esses são deixar de enviar e-mail pessoal na conta do trabalho e não confiar na ferramenta de autocompletar do sistema", aconselha o especialista.

Fonte: UOL

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