segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Economia brasileira já está em desaceleração e Selic pode chegar a 9,5% em 2012

SÃO PAULO - A economia  brasileira está apresentando sinais de desaceleração, mesmo apresentando expressivo crescimento e sendo considerada um dos principais vetores positivos em meio a um cenário de crise dos principais países desenvolvidos. Essa é a análise apresentada pelo economista-chefe do BNP Paribas, Marcelo Carvalho, que espera um arrefecimento do PIB brasileiro no último trimestre desse ano.

Segundo Carvalho, a economia do Brasil está inegavelmente melhor que a de muitos outros países que enfrentam o agravamento de sua condição financeira e a diminuição do seu crescimento. O economista pondera, no entanto, que o País não está imune aos desdobramentos da situação internacional, e que pode sofrer com possíveis efeitos negativos.

O especialista avalia que a política de contração monetária apresentada pelo Brasil durante boa parte do ano de 2011 e a turbulência maior do que a esperada em relação à situação internacional levarão a menores taxas de crescimento no final desse ano quando comparadas às taxas do começo de 2011. "Os indicadores da atividade econômica mais fracos reforçam nossa convicção", afirma.

O sucessivo corte da taxa básica de juros da economia local, com uma política mais expansionista, será importante para a recuperação durante 2012, diz Carvalho. O economista espera um crescimento de 2,5% em 2012, o que, abaixo do esperado pelo mercado, mas longe de ser pessimista. Ele afirma ainda que a projeção do mercado para o PIB em 2012 também está sendo rebaixada, de 4,5% para 3,5%, de acordo com as últimas pesquisas.

Taxa Selic pode chegar a 9,5%

O especialista afirma que a responsabilidade pelo crescimento econômico menor não pode ser atribuída somente às autoridades governamentais brasileiras. Elas intensificaram a política de afrouxamento com um inesperado corte de 50 pontos-base na Selic em agosto e com um novo corte em outubro, em igual percentual.
Segundo o BNP Paribas, o corte da Selic pode chegar a 3 pontos percentuais ou mais, incluído o 1 ponto percentual das últimas reuniões. A taxa de juros pode chegar a 9,5% no segundo trimestre de 2012, diz o Banif, projeção mais agressiva do que o consenso do mercado.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário