quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Marketing pessoal é crucial para sucesso na carreira

Ter um currículo recheado com títulos, hoje em dia, não é mais garantia de emprego. Além de ter uma boa formação e experiências relevantes, o profissional precisa saber se vender. De acordo com Fernando Montero Capella, diretor da Capella RH, nunca o marketing pessoal foi tão importante.

“Posso afirmar que, num processo seletivo, em média 50% dos candidatos reprovados não tiveram sucesso devido ao mau preparo da imagem. É fundamental no mercado de hoje ter autoconfiança e postura”, diz o especialista.

Capella, inclusive, atrela o marketing pessoal ao sucesso na carreira. “Pessoas que vendem ideias, que contribuem, que agregam valor e se posicionam como diferenciadas são mais reconhecidas nas organizações nas quais trabalham.”

O consultor lembra que o marketing não é apenas cuidar da fachada e vestir-se adequadamente, o que é básico. “Mesmo quando se está empregado, é preciso buscar continuamente novos desafios, construir uma imagem que permita o crescimento dentro ou fora da empresa".

Mas como desenvolver essa habilidade tão fundamental para a carreira? Capella lista abaixo algumas dicas:

1) Vista-se adequadamente: a imagem é muito importante, não apenas na entrevista de emprego. No dia a dia, use trajes adequados de acordo com os tipos de ambientes que costume frequentar.

2) Aprimore sua capacidade de comunicação: procure estabelecer uma comunicação mais clara, objetiva e assertiva com colegas, chefes, clientes etc...

3) Trabalhe sua entonação de voz: seja firme, no timbre certo, pois isso passa autoconfiança. Cursos de oratória ajudam bastante, principalmente para os tímidos.

4) Desenvolva empatia: colocando-se no lugar do outro, aprendendo a ouvi-lo e principalmente o que estão dizendo a seu respeito e que pode estar afetando a sua autoimagem.

5) Seja determinado: apenas pessoas determinadas conseguem chegar aonde desejam. Mire o alvo (seus objetivos) e trace sua trajetória para alcançá-lo.

6) Transforme-se num motivador nato: do despertar ao encerrar o dia, transpire motivação e faça com que os demais ao seu redor sintam essa sua energia positiva circular ao redor, contaminando positivamente todo o seu ambiente profissional.

Fonte: Canal Executivo

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