segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Coaching ajuda a elaborar plano de carreira

As mudanças constantes no mercado de trabalho exigem dos profissionais raciocínio rápido, jogo de cintura e objetivos bem definidos. Elaborar um plano de carreira é a melhor forma para enfrentar os desafios que podem surgir pelo caminho e ter sucesso na área profissional. "Planejar a carreira é fundamental. Além de contribuir para a concretização de metas do próprio indivíduo, minimiza o desgaste provocado por situações inesperadas, como desemprego ou dificuldade de recolocação no mercado", afirma o master coach Bruno Juliani.

Com um plano de carreira bem definido é possível equilibrar a vida pessoal e profissional e assegurar mais qualidade para os relacionamentos familiares e sociais. Segundo Juliani, presidente da Academia Brasileira de Coaching (ABRACOACHING), esse planejamento é necessário para avançar na vida profissional. 

"Sem o direcionamento adequado, fica difícil alcançar os objetivos e o resultado é desperdício de tempo, dinheiro e energia. É preciso saber a hora certa e estar preparado para tomar um novo rumo e realizar seus sonhos", observa.

Muitas vezes, frustrações profissionais são causadas pela falta de programação da carreira. Os anos se passam e não há mudanças, várias oportunidades são perdidas e o profissional se sente desmotivado. "O coaching é um excelente método para ajudar no planejamento profissional. Esta metodologia é útil para definir metas, identificar habilidades e competências, analisar os pontos que devem ser melhorados e as limitações que precisam ser eliminadas para se obter bons resultados. O autoconhecimento é essencial nesse processo", explica.

Com o auxílio de um coach profissional, o coachee (cliente) irá refletir sobre seus comportamentos, relações e habilidades e poderá analisar a necessidade de qualificação e o desenvolvimento de características importantes para a sua atuação no cargo almejado. "O processo motiva o indivíduo a mudar para alcançar as metas de sua carreira. Ao mesmo tempo em que há alterações na profissão, o coachee passa por uma evolução pessoal que irá se refletir em todas as áreas da vida. As ações têm foco nos objetivos e o direcionamento contribui para obter resultados efetivos", afirma.

Em um primeiro momento, o coach analisará o perfil do cliente por meio da aplicação de ferramentas específicas do coaching. Após a elaboração de um mapa de competências, será dado início ao planejamento da carreira, levando em consideração os aspectos pessoais e profissionais do indivíduo. "O coaching busca o equilíbrio entre as diferentes áreas da vida. O coacheeaprende a ter autocontrole, ou seja, a lidar melhor com as suas emoções; e é estimulado a adotar novos hábitos, melhorar o seu desempenho e desenvolver aspectos voltados à liderança", esclarece.

O livro "O que não ensinam em Harvard", de Mark McCormack, aponta boas razões para elaborar um plano de carreira. A obra aponta que 3% dos graduandos tinha feito um planejamento para atingir suas metas, enquanto 13% tinha objetivos, mas não colocaram no papel, e 84% não tinham metas. Dez anos depois, quem tinha alguma meta ganhava duas vezes mais do que os que não tinham e os que se programaram para atingir seus objetivos ganhavam dez vezes mais do que todos os outros juntos.

Juliani ressalta que os profissionais com plano de carreira são mais ágeis, objetivos, dedicados, flexíveis, aptos a trabalhar em equipe e realizam suas tarefas com mais qualidade. Vale lembrar que as empresas dão mais valor a colaboradores que visam o futuro. "Se a organização não estiver preparada para manter um funcionário com este perfil, certamente a concorrência irá aproveitá-lo. Os coaches estão preparados para ajudar os profissionais que não sabem por onde começar e o aprendizado deste processo terá benefícios por toda a vida", acrescenta.

Fonte: Canal Executivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário