quarta-feira, 25 de julho de 2012

Luz acesa e copo meio cheio

Clareza na comuicação e otimismo são duas virtudes fundamentais para quem quer se tornar um líder.

Clareza na comunicação e otimismo são, aparentemente, assuntos desconexos. Mas ambos são importantes e devem orientar suas atitudes e decisões. Em primeiro lugar, a clareza. Trabalhe sempre com a luz acesa. As coisas devem ser feitas e ditas às claras. Subterfúgios, opacidades e meandros linguísticos só servem para diminuir a credibilidade de quem os usa e enfraquecer sua argumentação ou processo decisório.

Na dúvida, acenda a luz. Não trabalhe na penumbra. Seja claro sem ser descuidado, fale com franqueza sem ser rude, seja transparente sem ser grosso. Hoje, as comunicações são rápidas, curtas e frias. Usamos excessivamente SMS e e-mail, em geral escritos às pressas e sem reflexão adequada. São um convite à falta de clareza. Ao apoiar-se nos meios eletrônicos, evite ser mal interpretado. Seja objetivo, evite a superficialidade e não abra mão da transparência.


Eu sei que você está pensando "mas e a reciprocidade?". Pois é. Ao agir com a luz acesa, você estabelece a regra do jogo, e leva o outro lado a ser claro também. O otimismo é outra importante virtude para a construção de uma carreira. É a velha imagem do copo com líquido pela metade. Ele está meio cheio ou meio vazio? Veja o lado bom, a parte cheia do copo.


Olhar para a vida com um olhar crítico, porém otimista, consistentemente positivo, tornará suas críticas construtivas. Ter esse dom de ver o copo meio cheio faz com que o ambiente à sua volta se transforme, pois os outros param para melhor tentar entender a situação. Quem sempre vê o copo meio vazio vive se lamentando que tudo é culpa dos outros. O indivíduo pessimista acaba sendo uma pessoa sem espaço, sem ressonância entre os pares e os superiores. Também pudera! Quem só vê o lado negativo fica negativo.


É claro que não estou falando de falta de senso de realidade, da incapacidade de diagnosticar corretamente os problemas. Estou falando de postura positiva contra aquela atitude que destrói valores, que inibe o crescimento e paralisa a inovação. Experimente a combinação de agir com a luz acesa e ver o copo meio cheio. Essa é a atitude do profissional que pode ser capaz de construir equipes, fazer alianças e estruturar parcerias.


Quem trabalha dessa maneira torna- se respeitado por seu comportamento, além de ser admirado por seus resultados. No fundo, no fundo, esses são, mesmo, dois requisitos fundamentais para quem quer se tornar um líder.

Fonte: Revista Você SA, por Luiz Carlos Cabrera

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